sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dica

O papel do poder público é incentivar a cultura, enquanto secretaria, é claro. Então com vocês, trazidos pela FUNALFA, a secretaria de Cultura de Juiz de Fora, a peça teatral Bê-a-Bá Brasil.
De Belo Horizonte para Juiz de Fora e uma única apresentação, sábado, dia 31/10, às 20:30 horas no Cine Theatro Central. 







Pra gente não ficar falando e falando, o release da FUNALFA. 


O Grupo Oficcina Multimédia, de Belo Horizonte, apresenta no próximo sábado, 31, às 20h30, no Cine-Theatro Central, o espetáculo Bê-a-bá Brasil: Memória, sonho e fantasia. O objetivo da apresentação, promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Funalfa, é convidar o público a refletir sobre a construção da identidade do país. A entrada é franca e os convites, limitados, já estão sendo distribuídos na sede da fundação, no Parque Halfeld. Cada pessoa pode ter acesso a até quatro convites. Nesta sexta-feira, 30, e sábado, 31, os convites podem retirados com os vigias da Funalfa, das 8h às 18h.

Bê-a-bá Brasil discorre livremente sobre o tempo, passeando do século XVI ao XXI, para falar de um Brasil em contínua formação de identidade. As ações se desenvolvem a partir do quadro Abaporu (do tupi-guarani: O homem que come), de Tarsila do Amaral. Pintura híbrida, a obra, de 1928, justapõe a arte modernista francesa e o imaginário do folclórico brasileiro, sendo considerada um marco do modernismo no Brasil.

No palco, o Oficcina Multimédia reforça o sagrado e o profano, trabalhando a partir de uma topografia antropofágica, com personagens iconográficos, símbolos intercambiáveis e cenário móvel, delineando uma paisagem brasileira de sons, imagens e movimentos repletos de memória, sonho e fantasia. O espetáculo também marca os 30 anos de atividades do grupo, com a utilização de elementos cênicos de montagens anteriores, numa proposta de reconfiguração cênica, que pretende reforçar a própria identidade cultural da equipe e sua pesquisa de linguagens multimeios.

A direção, o roteiro, a concepção cenográfica e o figurino são de Ione Medeiros. A assistência de direção e as preparações corporal e vocal ficam por conta de Jonnatha Horta Fortes. A assessoria de movimentação cênica é realizada por Mônica Ribeiro, enquanto a trilha sonora foi arranjada por Paulo Beto. Na iluminação, Davi de Brito Alves e, no projeto gráfico, Adriana Peliano. O elenco é formado por Diego Krisp, Escandar Alcici Curi, Fábbio Guimarães, Fabrício Trindade, Henrique Mourão, Jonnatha Horta Fortes, Lúcio Honorato e Vinícius de Sá Monteiro.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa, pelo telefone 3690-7044.
FUNALFA


E pra quem quiser conferir o Grupo Oficcina Multimédia o site 
Boa peça! 

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Deniele Rezende


Esse texto é de uma grande amiga, a Deniele Rezende, a Deni.
Deni junto à Lívia Ciccarini estão disseminando o Encontrare por Muriaé.
Já fizeram um sarau de lançamento de todas as edições até o nº6 por lá.
Deni é fã de Manoel de Barros, tranças e da Renatinha, sua sobrinha.

Se quiserem saber mais de Deni clica no denovoaquimeubomjose blog bacana!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Crítica e crise: O pensamento literário em debate




Sob as batutas dos professores Anderson Pires e André Monteiro, do Mestrado de Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, será realizado o "Seminário do Mestrado em Letras do CES-JF que traz como tema "Crítica e crise: O pensamento literário em debate."

O evento conta com mesas redondas, apresentação de comunicações, café mineiro...serão discutidos temas como a literatura e outras mídias, poesia, biografias, arquivos, enfim, confira aqui a programação.

O evento vai ocorrer entre 10 e 14 de novembro, no auditório Arnaldo Jansen, do Campus Academia. Trabalhos para comunicações deverão ser enviados até dia 9 de novembro para o e-mail: seminariocriticaecrise@cesjf.br

Compareça!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Thais Thomaz




Uma hora a gente iria de ter que exaltar a nossa gente.
Com vocês, Thais Thomaz.
Idealizadora do Caderno desde o começo, Thais é formada em Letras e nutre uma paixão especial pelas fotos, material que desenvolve muito bem. Para gente não ficar só falando bem, a gente prova. Aí o flickr da Thais.
Aproveite! 


Se você também tira boas fotos, desenha ou faz coisas que possam render uma capa do Caderno, mande-nos, será um prazer embelezar nosso Caderno e divulgar o seu trabalho.
cadernoencontrare@gmail.com 


Lembrando que hoje começa o Festival Primeiro Plano em Juiz de Fora, a programação você confere aqui http://www.primeiroplano.art.br/ 


Aproveite as pré-estréias, os curtas nacionais e universitários.

sábado, 24 de outubro de 2009

Juliana Araújo



Mais uma colaboração para o primeiro exemplar do Encontrare. 
 Desta vez, os versos de Juliana Araújo, estudante de jornalismo e poeta juizforana! Degustem!





PEÇA O SEU!

Se você é daqueles que gosta de ler sobre e literatura, peça o Suplemento Literário, publicação do governo do estado de Minas Gerais. O jornal é mensal e sempre traz artigos, poesias, produções visuais, enfim, interessantes.







Na edição desse mês, o Suplemento traz referências da literatura brazuca na Espanha. Murilo Mendes, Manoel de Barros, Clarice Lispector, enfim, já deu para saber o nível da publicação, não é?



Você pode acessá-lo pela internet, em uma versão PDF ou então pedir pelos correios.  É só mandar um email para apoio.suplemento@cultura.mg.gov.br fazendo o pedido ou então entrar em contato pelo telefone (31) 3269-1141.

domingo, 18 de outubro de 2009

Um dia

É engraçado ver o Caderno nº 1 e ver o número 6 , a diferença de diagramação é bem grande e ganhou importância grande na produção do caderno. O Texto abaixo é do Xurume, tatuador, baterista e entusiata do caderno também.
Faz parte da leva da primeira edição!


sábado, 17 de outubro de 2009

As dicas

O Encontrare quer indicar bons eventos e dar um gás na produção cultural de onde quer que seja.
Então se você tá promovendo um evento bacana, divulgando, vai, ou tá só afim de falar pode mandar para gente  para cadernoencontrare@gmail.com que nós vamos fazer do blog um espaço de divulgação.

Para começar, o que rola em Juiz de Fora em Outubro:

26 a 31 de outubro
Locais:
Cinearte Palace
Cine-Theatro Central
Mamm

Entrada Gratuita!

- O festival dá o pontapé inicial na produção de cinema da cidade. A competitiva regional tem sua programação recheada de filmes acadêmicos, motivando cada vez mais a produção. Além disso, é possível conferir grandes estreias nacionais.
Mostra Competitiva Nacional, Mostra Competitiva Regional, Pré-Estréias, Panorama Primeiro Plano, Mostra Mercocidades, Mostra Audiovisual de Juiz de Fora, Mostra Plano Animado, Sessão Escola, Cinema no Parque e Mostras Paralelas e as famijeradas oficinas tomam a cidade de ares cinematográficos.
É bom aproveitar!

- Parece que um movimento de união está acontecendo em Juiz de Fora. João Paulo de Oliveira é o responsável por juntar tudo em um só lugar, o JF Blogs presta um serviço cultural e como o próprio nome diz centraliza a literatura virtual no JF Blogs Aproveita e desfruta deste mundo virtual!
Fique ligado no twitter no cara -> http://twitter.com/jkerouac 

 

A primeira vez...

O primeiro post do Caderno Econtrare é de um poema da primeira edição do Caderno. 
Lex inaugura o blog qu pretende com este espaço dar acesso ainda maior as nossas edições.

Mais um canal de conversa com os leitores, escritores, consumidores de poesia, literatura e cultura. Pretendemos aqui divulgar os eventos, trazer ao público quem são as pessoas que escrevem no Caderno e claro, promover mais e mais literatura.

Fique à vontade!